VEREADOR DO PSB SUGERE REDUÇÃO DOS SUBSÍDIOS DO PREFEITO, VICE E SECRETÁRIOS PARA AUXILIAR A CONTER A CRISE.

rossanoAo anunciar que poderá promover cortes nos repasses para as entidades que trabalham com esporte amador e profissional e ainda com tradicionalismo, o Prefeito Rossano Dotto Gonçalves (PDT) abriu um canal para a Oposição se manifestar a respeito de propostas que repercutem na opinião pública. É o caso de uma proposição do Vereador Rossano Farias (PSB), onde ele sugere a redução nos valores pagos ao Prefeito, Vice-Prefeita e Secretários Municipais. Os cortes nos salários, dependendo do montante acertado, poderão resultar em economia suficiente para manter subsídios para as Ligas e Coordenadoria Tradicionalista Municipal (CTM), afirmou o vereador.
“Eu me coloquei a disposição do prefeito para elaboração conjunta de um projeto que venha ao encontro do anseio da comunidade”, argumentou.
A proposta apresentado pelo vereador de oposição se espelha numa ação do Prefeito de Bagé, Dilvaldo Lara (PTB), que reduziu o seu próprio salário, o do Vice-Prefeito e de todos os Secretários. “Como a Reforma Administrativa proposta pelo Prefeito Rossano ainda não foi encaminhada para a Câmara de Vereadores, ainda é possível incluir medidas como está, que repercutirá em economia e será muito bem vista pela sociedade”, argumentou.
No início desta semana, a Liga Carnavalesca de São Gabriel confirmou o cancelamento do Carnaval de Rua. A decisão foi anunciada após reunião com as entidades carnavalescas e com a Secretária de Turismo, onde ficou acertado que não haveria recursos para o evento deste ano.
“É importante que se reduza as despesas. O recurso para o carnaval foi cortado, do mesmo modo que não haverá repasse para entidades do tradicionalismo, para o futebol amador ou profissional, enquanto a crise não for equacionada. Segundo suas próprias palavras – Governar é fazer escolhas -, então nada mais justo que se reduza a verba dos agentes políticos. Temos que dar o exemplo e reduzir nossos próprios subsídios em benefício da comunidade como um todo”, argumentou o vereador.

VEREADORES
Rossano Farias iniciou, no ano passado, uma campanha para reduzir os vencimentos do vereadores em São Gabriel. Segundo ele, essa será uma das primeiras medidas dele este ano.
“Conforme comprometimento, a redução dos salários dos vereadores será o primeiro projeto a ser apresentado, juntamente com mais Vereadores que já demonstraram-se favoráveis. Estamos aguardando a formação das Comissões e o retorno do recesso parlamentar entrarmos com essa proposição”.

REUNIÃO COM A BASE
o prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves, recebeu na segunda-feira (16/01) os parlamentares que integram a base aliada ao governo na Câmara Municipal de Vereadores. O encontro contou com a presença do Presidente do Poder Legislativo, vereador Claudiomiro Borges (PR), juntamente com o vice-presidente Renato Silveira (SD), o primeiro-secretário da Mesa Diretora vereador Vagner Aloy (PSDB) e o segundo-secretário vereador Adão Santana (PTB), além do líder do PDT vereador Paulo Sérgio Barros da Silva, o líder do PR vereador Cilon Lisosky, o líder do PSD André Focaccia
e o vereador Valdomiro Lima, do PSDB. O vereador Marcos “Mec” Vieira (PSDB), que está licenciado para exercer o comando da Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Urbanismo, também acompanhou o encontro.
No diálogo, o prefeito e os vereadores ressaltaram a importância da necessidade de uma sintonia entre Executivo e base aliada na defesa do projeto aprovado pelas urnas. O Chefe do Executivo também falou sobre dados mais aprofundados do diagnóstico apresentado em entrevista coletiva na quinta-feira passada, sobre a situação fiscal, estrutural e financeira da prefeitura, com uma dívida superior a R$ 86 milhões, restrição de crédito oficial e desestruturação administrativa.
“É preciso que os nossos vereadores, que nos representam no Parlamento, tenham plena ciência das dificuldades, para que possam fazer no Legislativo a defesa das medidas de contenção de despesas que já estão sendo feitas, como o corte de 50% dos CCs, das diárias, dos estágios e a redução das diárias do prefeito, vice e secretários, entre outras medidas”, ressaltou o prefeito.
Para os vereadores, o encontro foi fundamental para afinar o discurso e articular a defesa de futuros projetos do Poder Executivo ao longo da legislatura. “Existe um desafio enorme pela frente, mas sem dúvida trabalharemos juntos para recuperar o Município e a credibilidade do Poder Público, acreditando sempre que São Gabriel tem jeito”, assinalou o vereador Paulo Sérgio “Nenê” Barros da Silva (PDT)