SG SANEAMENTO ANUNCIA MEDIDAS PARA PERMITIR ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM CASOS DE ENCHENTES.

Empresa alerta para a importância de racionamento (uso controlado) da água, já que o sistema está funcionando com equipamentos provisórios

A comunidade de São Gabriel ficou mais de 48 horas sem água potável. Em algumas regiões da cidade – em pontos mais elevados – a água só retornou no começo da manhã de domingo.
A interrupção no abastecimento foi provocada pela enchente do rio Vacacaí, que causou a inundação da área da estação de tratamento onde estão localizados os motores que permitem o funcionamento do sistema de captação e que bombeiam água para a cidade.
A empresa divulgou uma nota ressaltando a mobilização da comunidade e entidades, onde informou que estão sendo providenciadas medidas para que, em casos semelhantes, não haja interrupção do fornecimento de água.
Leia na íntegra:
A São Gabriel Saneamento trabalhou de forma proativa e preventiva desde e iminência da enchente atingir os sistemas, porém, mesmo com todas as medidas adotadas, foi impossível evitar a inundação da estação de tratamento, incluindo a área dos motores que bobeiam água para a cidade, e das áreas dos motores de captação. É sabido que o nível do rio subiu cerca de nove metros e que esta cheia foi recorde em mais de 60 anos. Mesmo com as previsões de chuvas fortes, os 400mm em 72h, mais o volume das águas acumuladas ao longo do rio Vacacaí, fizeram nossa cidade passar por esta crise jamais esperada.
No momento, o sistema de abastecimento trabalha de forma adaptada e provisória, enquanto os equipamentos definitivos estão sendo reparados e o nível do rio retorna ao seu nível normal. Por este motivo, a pressão na rede de abastecimento pode sofrer oscilações e intermitência, ressaltando ainda mais a necessidade de uso racional da água por toda a população. Com isto podemos evitar possíveis desabastecimentos nas partes mais elevadas da cidade por conta da baixa pressão.
A previsão da concessionária é de que em mais alguns dias os equipamentos definitivos já possam ser reinstalados e que o abastecimento de água normalize totalmente.
Como forma de tranquilizar a população gabrielense, informamos que a empresa tomará algumas medidas para que em outras situações de enchentes similares, o sistema possa continuar operando. Mas salientamos que estas ações permitirão a operação de forma tranquila até o nível do rio de 9 metros e 80 centímetros, o que equivale a uma enchente ocorrida há 65 anos.
A São Gabriel Saneamento desde já agradece aos seus colaboradores que, incansavelmente, trabalharam nas manutenções, nos caminhões pipa, no atendimento ao público e até no socorro aos atingidos. Agradecemos também o apoio desmedido de empresas como Urbano Agroindustrial, Frigorífico Vanhove, Frigorífico Marfrig e 6° Batalhão de Engenharia.
De forma especial, precisamos também agradecer o empenho e dedicação do senhor Mário César Vieira Ramires, barqueiro que, de forma incansável, dedicou-se ao trabalho de logística de nossas equipes durante mais de 50 horas, abrindo mão do convívio com sua família, também atingida pela enchente do rio, para colaborar com um bem maior para toda população. Não temos palavras para demonstrar e agradecer sua competência, empatia e generosidade.
Para a população gabrielense, ressaltamos que somos solidários e que estamos também engajados nas campanhas de arrecadações e doações aos necessitados.
Que todos possamos estar unidos neste momento de reconstrução, não só material, mas emocional também. Contem conosco.

Anúncios