PROFISSIONAIS DO PROGRAMA “MAIS MÉDICOS” JÁ ATUAM PLENAMENTE NOS POSTOS DE SAÚDE DA CIDADE.

nova médica 2

Secretário de Saúde visitou as Unidades e conversou com os médicos e usuários

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gabriel recebeu na última sexta-feira (28/07) mais uma médica cubana que irá participar do Programa Mais Médicos no Município. Com ela, a SMS já soma sete novos profissionais em menos de 30 dias. E esse número deverá aumentar ainda mais.
Se brasileiros (formados em universidades estrangeiras) se inscreverem para o programa, mais dois profissionais serão anunciados ainda nos próximos dias. Caso contrário, os novos médicos virão de Cuba, mas só serão anunciados no último trimestre do ano, quando for aberto um novo processo de seleção.

médica Yadira Gonzales Abalo

Médica Yadira Gonzales Abalo

A nova profissional vem de um município que se assemelha muito com São Gabriel, com pouco mais de 70 mil habitantes: Florida, localizado na Província de Camagüey, em Cuba. A médica Yadira Gonzales Abalo foi designada para atender na Unidade Básica de Saúde (UBS) PAM, no centro da cidade, após uma semana de preparação na UBS Zona Oeste, onde acompanha os atendimentos e o funcionamento da Unidade, que, hoje, tem a médica Acralys Guerra Cobas. Ela, no entanto, também terá o seu contrato encerrado nos próximos dias.
Abalo tem 8 anos de experiência e, em três deles, atuou em uma missão na Venezuela.

SECRETÁRIO VISITA OS POSTOS
O Secretário de Saúde, médico Ricardo Lannes Coirolo, visitou as Unidades Básicas de Saúde durante a semana e conversou com usuários do sistema público de saúde. Após o processo de adaptação dos profissionais, o atendimento nos postos – que havia sido prejudicado com o encerramento do contrato dos primeiros médicos do programa – voltou à normalidade.

médica Odilen Coca Calzada

Médica Odilen Coca Calzada

A médica Odilen Coca Calzada, responsável pelo atendimento ao público do extremo oeste da cidade, na Unidade Básica de Saúde Henriqueta (Esplanada), no Bairro Novo Horizonte, disse que está se adaptando muito bem ao sistema, mas ainda enfrenta dificuldades na comunicação: “Eu entendo muito, mas falar é um problema… Ainda bem que eles me entendem bem, isso que é importante”, disse.

SAIBA COMO FICOU A DISTRIBUIÇÃO
UBS Nosso Sonho – Douglas Rodolfo e Erismey Calderón
UBS Esplanada – Odilen Coca Calzada
UBS Independência – Arecelys Correa Delgado e Darlen Reina
UBS Caic – Elianet Díaz López

VAI COMEÇAR
UBS PAM – Yadira Gonzales Abalo

Anúncios

  • Veja A Notícia OnLine no FACEBOOK