COIROLO PARTICIPA DE REUNIÃO QUE DEFINE O FUTURO DA SANTA CASA DE URUGUAIANA.

reunião coirolo 3

ricardo em reunião 2

Ricardo Coirolo com o secretário João Gabbardo dos Reis

O Secretário de Saúde de São Gabriel, médico Ricardo Lannes Coirolo, participou de uma reunião no Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana na tarde desta quinta-feira (20/07). O evento – organizado pela administração do hospital – tratou da liberação de uma linha de crédito no valor de R$ 44 milhões para a instituição hospitalar.
Hoje, o hospital é indicado para serviços de alta complexidade nas especialidades de Cardiologia, Neurologia e Oncologia e atende os Municípios da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (10ª CRS).

A instituição vem enfrentando dificuldades e por isso está recebendo “apoio” do Governo Federal. O Secretário de Saúde do Estado, João Gabbardo dos Reis, confirmou que o motivo da reunião na cidade foi tratar de perto as questões que chegaram até a Secretaria Estadual, como falhas no atendimento prestado aos pacientes de outras cidades.
Segundo o Secretário de Saúde de São Gabriel, hoje, em média, 15 pacientes são encaminhados de São Gabriel para Uruguaiana para tratamento nas três especialidades.
“A reunião foi positiva. Chegamos em Uruguaiana com a ideia de que retirássemos todas as referências, principalmente referente a cardiologia e neurologia. Inclusive, essa já tinha sido uma decisão do Coordenador da 10ª CRS. No entanto, optamos por dar mais um voto de confiança a nova gestão que a Santa Casa de Uruguaiana nos apresentou”, comentou Coirolo.

Ainda, segundo ele, será criado um comitê para avaliar e acompanhar os avanços no processo de reestruturação da Santa Casa e, esse grupo avaliador, terá um prazo de 60 apresentar um diagnóstico. “Em 30 dias, faremos uma nova reunião em Uruguaiana para discutirmos esse primeiro mês e, depois, após os 60 dias, um novo encontro será realizado em Porto Alegre, onde então analisaremos os resultados da nova gestão e decidiremos se continuamos ou não mantendo os serviços de referência em Uruguaiana”, explica.

O comitê é formado pelo Secretário de Saúde São Gabriel, médico Ricardo Lannes Coirolo, a Coordenadora da 10ª CRS e mais três secretários municipais (de Santana do Livramento, Quaraí e Alegrete).

O anúncio do apoio federal aconteceu ainda no mês de março, quando o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, informou o valor em uma reunião com prefeitos de cidades da Fronteira Oeste. De acordo com o ministro da Saúde, a liberação do recurso para ajudar a sanar as dificuldades financeiras da instituição, foram possibilitadas por meio de uma negociação com o governo federal.Segundo Barros, a Caixa Econômica Federal exige uma reestruturação administrativa que possa compatibilizar os custos e os gastos da unidade de saúde, para que o pagamento possa ser assegurado.

O evento ainda teve a participação do Vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli, do Deputado Estadual Frederico Antunes, de prefeitos, gestores municipais da saúde e a comissão de médicos do Hospital.

Anúncios

  • Veja A Notícia OnLine no FACEBOOK