GLAUCO MORAES LEMOS É O PRESIDENTE DO 16º FESTIVAL CANTO DA TERRA.

glauco 1A 16ª edição do Canto da Terra e 2º Canto Piá, que acontecerá entre os dias 4 e 6 de agosto, no CTG Lenço Branco do Bom Fim, tem como novidade a nomeação do músico Glauco Moraes Lemos para o cargo de Presidente do Festival. Ele é um dos principais nomes do tradicionalismo gabrielense e um dos atuais ganhadores do evento. Em 2015, com a música “Pelos Lábios do Papel”, com letra de sua autoria e música de Diego Camargo, conquistou o título de campeã da 14ª edição do Festival.
Entre os objetivos do festival, Lemos destaca o incentivo a criatividade artística de compositores e interpretes em canções com letras e
músicas ligadas a temática regionalista do povo gaúcho; o fato de favorecer a revelação de novos talentos e facilitar a difusão de suas realizações artísticas; e a promoção da integração entre artistas, grupos, poetas, compositores e intérpretes
dedicados ao culto da autêntica música gaúcha.
O evento permite a inscrição somente de artistas nascidos ou erradicados no município ou os que nasceram em outro município, desde que tenham residido em São Gabriel por um período superior a dois anos. Eles deverão encaminhar solicitação antecipada à comissão para aprovação da sua participação. Não será permitida a incrição de concorrentes com vínculo de parentesco consanguíneo até terceiro grau com a comissão avaliadora.
As inscrições encerram no dia 20 de julho e a triagem está prevista para ser realizada no dia 22, não havendo limite de inscrições, podendo ser classificadas preferencialmente uma composição por autor ou parceria, Ou duas, a critério da comissão julgadora, visando a melhor qualidade das músicas classificadas.
Um detalhe do evento é a necessidade de que as composições sejam inéditas. Os organizadores explicam que, neste caso, são consideradas músicas que não tenha sido comercializadas em CD, podendo, ter participado de eventos do gênero, desde que
não tenha sido premiada com 1º, 2º e 3º Lugar. Será dada preferência as músicas que ainda não tenham participado de festivais.
As composições para triagem devem ser inscritas pelo e-mail
cantodaterra16@yahoo.com.br ou entregue na Avenida Mascarenhas de Moraes, 696 – na NUTRIMAIS até às 17 horas do dia 20 de julho. Neste caso, as composições deverão ser enviadas em envelope lacrado, CD de áudio mp3, cinco cópias da letra e ficha de inscrição devidamente preenchida.
De acordo com a organização, cada intérprete poderá defender duas composições, sendo uma sozinho e outra em dueto. Quando instrumentista, em uma terceira composição poderá prestar auxílio vocal, sem prejuízo à obra. O descumprimento deste artigo acarretará na eliminação de todas as composições interpretadas por este intérprete.
O Resultado da triagem será divulgado no dia seguinte na imprensa local. Serão classificadas 18 músicas que irão a palco divididas nos dois dias 03 e 04 ,classificando-se 12 para a final no
dia 5. Após a triagem será feito o sorteio da ordem de apresentação. A Composição que não for a palco no dia que for sorteada será automaticamente desclassificada. Cada músico instrumentista poderá participar em até cinco composições.
Os vencedores receberão troféus e premiação em dinheiro. Os troféus recebem nomes específicos em homenagem a pessoas ligadas ao mundo da música e do tradicionalismo. Entre eles, Adalberto Cavalheiro, Messias Velasques, Lídio Vieira, Zazá Bitencourt, Ailton Neves e Jairo Menezes.

CANTO PIÁ
O Canto Piá será dividido em duas categorias: Pré-mirim feminino e masculino e Mirim feminino e masculino. Não haverá triagem. As inscrições encerram no dia 30 de julho e serão feitas através do seguinte email: cantodaterra16@yahoo.com.br. Juntamente
com a ficha de inscrição deverá ser enviada a cópia da certidão de nascimento ou cópia da identidade do candidato e cinco cópias da letra da composição.
Na categoria prémirim não há idade mínima, porém o candidato deverá ter no máximo até 11 anos incompletos até a data do início do festival. Já a categoria mirim, de 11 até 14 anos completos até a data do festival.
As apresentações serão nos dias 04 e 05, classificando-se 03 concorrentes de cada categoria, feminino e masculino, para a final, dia 06. O festival começará impreterivelmente às 20 horas.

Anúncios