VISTA ALEGRE TERÁ DESFILE DE CARRETEIROS NO DIA 22.

carreteiros 2

Patronagem do PTG Herança dos Carreteiros acompanhando a carreteada no ano passado

A Associação Amigos dos Carreteiros realiza nos dias 22 e 23 de julho, na localidade de Vista Alegre, a terceira edição da Festa dos Carreteiros, com a apresentação de grandes eventos envolvendo a cultura da região. O destaque fica por conta do Desfile das Carretas e Cavalarianos, no dia 23, a partir das 7 horas, e feira de produtos locais com exposição das carretas de artesanato feitas por alunos da Escola Jerônimo Machado.
No primero dia acontece a montagem do acampamento a partir das 8 horas. Na sequência, na parte da tarde, será aberta a feira de produtores, com produtos produzidos na localidade. Também terá mateada, concurso de trova e poesia e ainda baile com o Grupo Kivanera.
No segundo dia, a abertura oficial, a partir das 10 horas. Ás 11 horas, “Resgate Histórico”, feito pela médica veterinária Elusa Andrade, da Emater. Às 12 horas, almoço e às 14 horas, apresentações artísticas dos alunos da Escola Jerônimo Machado.

CONHEÇA MAIS
Dois projetos, iniciados em 2015, buscam resgatar a cultura e salvar um pouco da história dos carreteiros gabrielenses. Um deles foi inserido no curso “Educação do Campo, refazendo os caminhos na região do Pampa”, desenvolvido pela Unipampa – campus de São Borja em parceria, em 2015, com a Secretaria Municipal de Educação. Tratava-se do projeto Carreteada Pedagógica, da Escola Jerônimo Machado, que trabalhou no resgate da história dos carreteiros de Vista Alegre. O trabalho tinha como público alvo a população do interior, mas, principalmente, os alunos.
O PTG Herança dos Carreteiros, com sede no Lava-Pé, não leva este nome a toa. O grupo de tradicionalistas participa dos eventos farroupilhas defendendo no 20 de Setembro a cultura de Vista Alegre.
Nesta mesma linha, o carreteiro passou a ter um dia oficial. Instituído oficialmente no calendário festivo do Município em 2013, o Dia 22 de Junho passou a ser o Dia do Carreteiro. A proposição do vereador Valdomiro Lima (Chiquinho), do PSDB, foi aprovada pelo Legislativo e sancionada pelo prefeito.
Uma programação – de dois dias – passou a atrair centenas de pessoas até o acampamento crioulo montado na propriedade do carreteiro Nero Carvalho da Silva, na localidade de Vista Alegre.
A festa começa com Desfile dos Carreteiros e do PTG Herança dos Carreteiros em frente a Escola Jerônimo Machado. Também são realizadas apresentações artísticas de alunos, execução de músicas, poesias e um baile de campanha com gaita, violão e pandeiro (como mostra o cronograma).

Anúncios