SAÚDE LANÇA PROJETO PILOTO DE PREVENÇÃO CONTRA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E INTRAFAMILIAR.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gabriel lança, neste mês, um projeto piloto de prevenção a violência doméstica e intrafamiliar. A proposição – apresentada na semana passada em reunião na SMS – deverá ser desenvolvida com apoio das equipes do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), de forma experimental, na Unidade Básica de Saúde Brandão Júnior, com a denominação de Projeto “Co-Criar”.
Na justificativa, os profissionais da Secretaria apresentaram dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), onde revela que uma a cada três mulheres é vítima de violência no Mundo. A situação é tão alarmante que chega a ser classificada entre física, sexual, moral, psicológica e patrimonial.
A participação dos Agentes Comunitários de Saúde é importante no projeto, já que a atuação profissional deles favorece a transformação da situação, uma vez que levam saúde mais próximo da comunidade, estabelecendo um importante vínculo, onde é oferecido um serviço de prevenção, promoção de forma integral e continuada.
O objetivo do projeto é construir, de forma dinâmica, mecanismos de proteção e enfrentamento a violência, por meio de abordagens preventivas na comunidade alvo de cada agente.
São, ainda, vistos como objetivos específicos a prevenção e combate a violência doméstica intrafamiliar, contribuição para conscientização da comunidade sobre a violência, promoção e divulgação da importância da Lei Maria da Penha, a criação de ferramentas que possam auxiliar na identificação da violência velada e assim detectar sinais de alerta, orientação sobre os serviços de proteção às vítimas de violência doméstica e intrafamiliar e proporcionar o rompimento do ciclo de violência.
O projeto será desenvolvido em duas fases. Na primeira, a ideia é criar um espaço dinâmico, acolhedor, entre profissionais de diversas áreas de atuação, possibilitando a conexão direta entre agentes e suas experiências vividas.
Na segunda parte, será viabilizado um espaço educativo e criativo, possibilitando a construção de um trabalho preventivo com apoio dos agentes.

Anúncios