SECRETÁRIO AFIRMA: “AGENTES PODEM E DEVEM MARCAR CONSULTAS E EXAMES”.

campanha dengue - mais médicos 2

Segundo o Secretário, agentes podem e devem marcar consultas (foto/Arquivo)

VEJA O QUE DIZ O SECRETÁRIO DE SAÚDE RICARDO COIROLO

O assunto é polêmico, pois envolve relatos de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que alegam estarem proibidos de marcar consultas e exames e, ao mesmo tempo, mostra o Secretário de Saúde de São Gabriel, médico Ricardo Coirolo, negando e ainda afirmando ser este um dos deveres dos agentes. Por tanto, segundo o Secretário, toda a população tem direito e deve exigir esse tipo de atendimento do seu agente.
“O que eu percebo, é o seguinte, que tem alguns ESF’s que têm agentes extremamente comprometidos e eficazes na sua função e têm outros que, simplesmente, não sabem nada. Não sabem nem o que vão fazer”, avaliou o Secretário.
Segundo o Secretário, a população deve denunciar o agente que se negar a exercer suas funções.
“Ele pode sim marcar consultas lá no ESF. Ele pode sim marcar um exame. Não só pode, como deve. Pode marcar uma consulta com o dentista na UBS, pode marcar com o médico clínico na UBS. Se existe alguma especialidade, ele pode levar esse pedido de encaminhamento para a UBS e a Unidade marcar com esse especialista”, afirmou.
Mas, por que não está sendo feito isso?
“Isso é feito”, complementou o Secretário.
“A função do agente: ele tem que visitar o domicílio, pelo menos, uma vez por mês. Se isso não acontecer, existe falha no trabalho do agente. Ele tem que conversar com a pessoa, ter uma visão da realidade de saúde daquela casa (se tem alguma gestante, se tem algum morador com problema de saúde, se tem algum diabético, se tem um hipertenso). Ele tem uma planilha que tem que ser preenchida a cada visita a uma residência”.

Anúncios

5 Comentários

  1. UM SIMPLES EXAME DE ULTRA SOM JÁ VAZ 24 DIAS E SEM DATA PARA SER FEITO E CONTANDO, NOSSA SAÚDE VAI DE MAL A PIOR, QUANDO OS EXAMES FOREM AUTORIZADOS E REALIZADOS EU VOLTO A COMENTAR.

  2. UMA RESSONÂNCIA, ESPERA POR MAIS DE 18 MESES E CONTANDO.

  3. O QUE ADIANTA OS AGENTES FAZEREM SUAS FUNÇÕES E O PACIENTE NÃO TER COMO FAZER SEUS EXAMES, UMA FISIOTERAPIA ESPERA DESDE QUE ESTE GOVERNO COMEÇOU.

  4. Até acho certo os agentes marcaren consultas ,mas ai complica uma lado ,se distribuem 12 fichas pela manhã se eu chegar la no posto tem que ter 12 fichas, porque ai não é justo eu ficar horas esperando na fila e ai simplesmente chega um lá bem descansado com consulta marcada pela a agente, e ai não vão distribuir as 12 fichas pois ja deram pois quando vou no posto a gente conta quantos tem na frente e fica controlando ,acho que isso não da certo, até trocar uma receita de remédios de uso contínuo acho certo ,,a pessoa pega o lugar de alguém que realmente precisa consultar, só para trocar uma receita.É oque eu acho.

  5. morro aqui na av francisco chagas passando a esf zona oeste.ja me incomodei com uma agente MAL educada e faladeira ja denuncie ela mas ate agora a chefe dela nao apareceu na minha casa.ela passa a manha toda na av. disfilando.quando ela ve alquem sair de casa ela ataca na av,para pedir q assine um papel de visita.la em casa nimquem mais assinou ate q a chefia dela aparecesse.ai ela cuida uma tia minha q tem 82 anos na av.ou ate na esquina quando ela vai no big max.e pede para ela assinar a coitada assina numa boa.Ainda a P fala que a minha familha nao gosta dela q nao prestamos.pelo amor de deus . um dinheiro colocado fora na saúde.tenho muito nojo dessa agente de saúde do posto zona oeste,


Sorry, the comment form is closed at this time.

Comments RSS