PREFEITO ROQUE FAZ BALANÇO DE GOVERNO NO ÚLTIMO DIA NO COMANDO DA PREFEITURA.

prefeito-roque

A Prefeitura Municipal de São Gabriel colocou em exposição, na quinta e sexta, parte dos veículos adquiridos durante a administração do Partido dos Trabalhadores, no comando do Palácio Plácido de Castro, entre 2013 e 2016. A amostragem de automóveis, máquinas, tratores e caminhões fez parte do relatório de prestação de contas da gestão e também integrou o processo de retrospectiva do Governo, concluído na manhã de sexta-feira (30/12), no salão de atos, com a última coletiva de imprensa concedida pelo prefeito Roque Montagner.
Montagner disse que a Prefeitura Municipal reformulou a frota de veículos no seu Governo. Foram mais de 50 automóveis, caçambas, máquinas e tratores adquiridos em quatro anos.
“Eu destaco o nosso governo como aquele que usou todos os recursos para modernizar a frota de veículos e maquinários… Foi a maior aquisição de veículos e maquinários de todos os tempos no Município”, comentou.
O prefeito ainda destacou a realização do concurso público, o que ele apontou como valorização do funcionalismo.
Ele também apontou a Saúde como uma das áreas de maior destaque na sua administração e uma das mais reconhecidas pela população.
“Quando assumimos, em 2013, encontramos uma Saúde quase inexistente. Hoje, não preciso fazer maiores comentários, porque a nossa Saúde é reconhecida por quem mora aqui e fora de São Gabriel. Enquanto o Brasil clama por Saúde, com mortes na espera por atendimento, aqui, em São Gabriel, recebemos pessoas da região para tratamentos diversos e não temos mais filas”, argumentou.
“Na semana passada, inauguramos, no Bairro Bom Fim, um posto de saúde que é considerado modelo para toda a região. Atualmente não tem nada igual, inclusive em Santa Maria”, relatou.
Outro ponto positivo na retrospectiva foi a questão envolvendo a educação. O Governo resgatou prédios públicos e remodelou, transformando alguns em escolas ou centro profissionalizante.
É o caso da Escola de Educação Infantil, que passou a funcionar no antigo prédio da Creche Palmeira Vieira, beneficiando mais de 100 famílias.
O prédio do Lar das Meninas também foi remodelado e passou a ser sede do Centro Profissionalizante, formando, neste período, milhares de pessoas. O mesmo aconteceu com a sede do Abrigo Municipal (antiga Escola Borges Fortes), onde hoje funciona o Instituto Farroupilha.
No esporte, Montagner lembrou da reativação do Estádio Municipal Silvio de Faria Corrêa, que estava sem atividades, depredado e fechado desde 2009. “Nós reerguemos e ele tem sido palco de grandes eventos esportivos para a comunidade”.
A preocupação com uso correto dos recursos púbicos foi também um dos pontos de destaque na retrospectiva. O prefeito disse que procurou terminar todas as obras em andamento, como Residencial Antônio Trilha – ele entregou 300 apartamentos, Escolas de Educação Infantil Vó Edy e Ângela Scipioni, Mercado Público, Casa do Mel e Centro de Cultura da Praça e a Prefeitura ainda reformou e repassou para os artesões o prédio do antigo Restaurante Panorama.
“O que eu espero do novo governo?”
Roque Montagner disse que espera “que o novo governo conserve o que foi feito pelo bem da nossa comunidade. Que mantenha a Academia da Saúde na Praça Camilo Mércio, os postos de saúde com suas estruturas que foram melhoradas, o Programa Mais Médicos, a Unidade Móvel de Saúde e siga atendendo o interior”.
O prefeito admitiu que algumas de suas frustrações tem a ver com não ter conseguido implantar o estacionamento rotativo e a guarda municipal. Mas afirmou que espera que o novo Governo consiga. Assim como implantar, também, um porto seco na entrada da cidade.
O novo governo terá dificuldades financeiras. “Estamos deixando a Prefeitura com dificuldades financeiras – como acontecem em todas as cidades, mas também conseguimos melhorar a nossa arrecadação, ampliando e mantendo os compromissos financeiros…”
O prefeito finalizou dizendo que deixou em caixa dinheiro para o pagamento da folha de dezembro e encaminhamentos para a construção de duas Unidades Básicas de Saúde – uma na Vila Maria e outro no Bairro Pascontin, beneficiando a comunidade do Jardim Primavera.
Também está encaminhada, para que seja providenciada, a pavimentação da Rua Tito Prates, no Bairro Bom Fim, em frente ao Parque de Exposições. “Tudo isso vai depender, é claro, da disposição política do novo governo. São duas emendas parlamentares. Uma do deputado Afonso Motta e outra do deputado Luiz Carlos Heinze, totalizando R$ 500 mil e mais contrapartida do Município, que pode se dar através da Usina de Asfalto”.

Ainda na manhã de sexta-feira, o prefeito, junto com a Primeira Dama Maria Izabel Cortiana Montagner, descerrou a sua fotografia na Galeria de Ex-Prefeitos no Saguão da Prefeitura de São Gabriel. E neste sábado, Montagner e o Chefe de Gabinete Luis Pires entregaram as chaves da Prefeitura Municipal aos integrantes da nova administração, Chefe de Gabinete, Rafael Gonçalves e Secretário de Administração e Recursos Humanos, Valdemir Jobim.

O prefeito Rossano Dotto Gonçalves, eleito este ano, assumirá a administração do Palácio Plácido de Castro na noite deste domingo (1º/01), em cerimônia na Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 18h3omin.

Anúncios