BRIGADA MILITAR FORMA 169 ALUNOS DO PROERD.

20161213_170731

A Brigada Militar de São Gabriel formou 169 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). A solenidade aconteceu na terça-feira passada, às 17 horas, no Banana Café. Formaram-se estudantes de quatro escolas participantes do programa: Escolas Estaduais João Pedro Nunes e Pery da Cunha Gonçalves e instituições do Município, João Manoel Salvadé e Presidente João Goulart.
Em São Gabriel, os instrutores do PROERD ministram aulas para alunos do 5° ano do ensino fundamental onde são trabalhados diversos assuntos entre eles: bullying, álcool e cigarro, boas companhias, más influências, escolhas seguras, como tronar-se um cidadão seguro e responsável e rede de ajuda.
O PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil; conta com três currículos: PROERD para Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, PROERD para 5º ano do ensino fundamental, PROERD para 7º ano do ensino fundamental e PROERD para Pais/Responsáveis.
O PROERD é um projeto onde os policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) desenvolvem um curso de prevenção as drogas e a violência na sala de aula de sua escola.
O Programa possui como material didático o Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e Policiais PROERD no desenvolvimento das lições. Ele ainda consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que imbuía de sua missão institucional, vem de uma sociedade mais saudável e feliz.

Anúncios