FAMILIARES E AMIGOS DE LIRIA “COBRAM” JUSTIÇA EM CAMINHADA DE PROTESTO CONTRA A VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO.

emocao-em-caminhada

Familiares  de Liria ficaram emocionados quando chegaram ao local do acidente. A jovem morreu em fevereiro deste ano

“O álcool não foi o culpado. Culpado foi você que ingeriu”. A frase, em destaque em um cartaz carregado por familiares de Liria Gouveia Siqueira, simboliza o sentimento deles e de amigos que cobram justiça para o caso que está “parado” desde fevereiro deste ano, quando Liria se envolveu em um acidente de trânsito na esquina da rua João Manoel com Barão de São Gabriel e acabou sendo internada, em estado grave, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Santa Casa de Caridade. A jovem – na época com 25 anos – acabou morrendo cinco dias após o acidente.
Uma caminhada, com cerca de 100 pessoas de São Gabriel, e ainda com familiares de Liria vindos de Bagé e Porto Alegre, foi realizada no começo da noite deste sábado (10/12) reproduzindo o trajeto que ela percorreu, em uma telemoto, no final da madrugada de 5 de fevereiro, quando ia para o trabalho.
O pai dela – Afonso Siqueira – ficou emocionado ao concluir a caminhada. Chorando, ele foi até o local onde Liria foi encontrada caída. “Foi aqui, foi aqui que aconteceu”, gritava.
O padre e tio de Liria, Luciano de Oliveira, foi o responsável por organizar a caminhada e transmitir a mensagem para as pessoas que acompanharam o ato, iniciado na quadra do 6º Batalhão de Engenharia de Combate (6º BE Cmb) e encerrado no local do acidente.
Por várias vezes ele questionou a falta de justiça reforçada por leis aprovadas no Congresso Nacional e que acabam beneficiando, na maioria das vezes, os infratores.
Representantes de entidades carnavalescas também participaram da caminhada e amigos carnavalescos, usando instrumentos de percussão, lembraram as baterias das escolas e blocos carnavalescos, mundo que era uma das paixões de Liria. Ela foi Rainha de Carnaval do Bloco Olodum Folia e Rainha Adulta da Escola de Samba Aquarela do Brasil e, nos últimos anos, participava do Carnaval do Bloco Diretoria.
De joelhos, em frente ao local do acidente, os amigos encerraram o ato cantando “Gostava tanto de você”, de Tim Maia, e rezando o Pai Nosso.
“Nem sei porque você se foi. Quantas saudades eu senti e de tristezas vou viver. E aquele adeus, não pude dar. Você marcou em minha vida. Viveu, morreu na minha história. Chego a ter medo do futuro e da solidão, que em minha porta bate. E eu, gostava tanto de você… gostava tanto de você”.

caminhada

Caminhada pediu justiça para o caso de Liria Gouveia Siqueira

Veja fotos da caminhada realizada na noite de sábado (10/12) CLIQUE AQUI!

MUITA EMOÇÃO
Guerreira, a avó de Liria, Carlinda Oliveira Gouveia, de 80 anos, que havia participado da primeira caminhada – evento que foi organizado por alunos e professores da EJA da Escola Celestino Cavalheiro, no dia 1º deste mês, teve forças para concluir mais essa etapa, mas se emocionou quando chegou ao local do acidente e teve que ser atendida por equipe do Corpo de Bombeiros.
As filhas de Liria – Isabela, com 3 anos, e Isabeli, com 5 – também participaram da caminhada de protesto. Elas ainda não tem noção da situação e da repercussão que pode ter, daqui para frente, a mobilização de seus familiares, mas com certeza já sentem hoje, e ainda sentiram muito, no futuro, a falta da mãe delas.
ENTENDA O CASO
Liria estava na casa de amiga, na Rua João Manoel, próximo ao 6º BE Cmb e chamou uma telemoto para ir para o trabalho, no Hotel São Isidro. O acidente aconteceu no final da madrugada de 5 de fevereiro de 2016. A motocicleta teve a preferencial invadida por um automóvel e a jovem, que estava na garupa, foi jogada contra a parede de uma residência. Ela acabou perdendo o capacete e bateu a cabeça gravemente.
A Polícia informou que o motorista do automóvel estava embriagado. Ele é militar e ainda permanece exercendo a função no Exército Brasileiro. De acordo com os familiares, após 10 meses, a Justiça ainda não se pronunciou sobre o caso e nenhuma audiência foi marcada.

Anúncios

  • Veja A Notícia OnLine no FACEBOOK