REFORMA AGRÁRIA: SANTA MARGARIDA DO SUL RECEBE CAMINHÃO.

Entrega de Caminhões SDR

Prefeitos e representantes de 25 municípios do Rio Grande do Sul receberam, nesta sexta-feira (2), caminhões destinados a auxiliar as atividades de agricultores de assentamentos da reforma agrária. A entrega, que ocorreu no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, foi feita pelo governador José Ivo Sartori e o repasse é resultado de convênio entre a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Sartori afirmou que esses 25 municípios contemplados com os veículos terão mais auxílio para resolver suas demandas. “E elas são muitas, mas o que interessa é que a partir de agora estes caminhões vão melhorar a vida e o trabalho das pessoas”, destacou.
O governador disse ter consciência das dificuldades dos assentados, mas que, dentro das suas possibilidades e dos problemas atuais, o Estado tem procurado ajudar a todos, “como estamos fazendo hoje, entregando estes 25 caminhões que irão ajudar desde escolas até a escoar a produção rural”.
Para o secretário Tarcisio Minetto, os caminhões serão importantes para o desenvolvimento dessas comunidades e para as prefeituras resolverem diversas demandas. “Os caminhões irão beneficiar principalmente a produção da agricultura familiar, fonte de renda das famílias dos assentados”, concluiu.
Assentados
O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, ressaltou que as famílias dos assentados resultantes da reforma agrária terão melhores condições não somente de expor seus produtos, “mas principalmente de transportar e realizar a comercialização, garantindo melhor qualidade de vida a todos”.
Representando os 25 prefeitos, Luiz Felipe Brenner Machado, de Margarida do Sul, falou que esses caminhões serão muito importantes para municípios com assentamentos de agricultores, “como é o caso de Margarida do Sul, que possui dois assentamentos. Reconheço que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas atualmente, o governo do Estado vem fazendo o que é possível para ajudar as comunidades”, finalizou.
O convênio
O repasse dos caminhões é resultado de um convênio, no valor de R$ 3,4 milhões, firmado entre a SDR e o MDA, atualmente Secretaria da Agricultura Familiar, ligada à Casa Civil da Presidência da República. A ação vai possibilitar a melhora da produção e contribuir para o abastecimento do mercado institucional, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Os municípios contemplados são: Aceguá, Canguçu, Capela de Santana, Charqueadas, Eldorado do Sul, Esmeralda, Herval, Hulha Negra, Itacurubi, Jóia, Júlio de Castilhos, Manoel Viana, Nova Santa Rita, Pedras Altas, Piratini, Pontão, Sananduva, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Borja, São Miguel das Missões, Tapes, Tupanciretã, Vacaria e Viamão.

Anúncios