PF INVESTIGA FRAUDES DE R$ 3 MILHÕES EM RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS. QUATRO MANDADOS FORAM CUMPRIDOS EM SÃO GABRIEL.

bandeijao-1

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (27) uma operação contra fraudes no controle de pagamento feitos a cinco empresas que administram restaurantes de unidades da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no Rio Grande do Sul. A polícia estima que o prejuízo possa chegar a R$ 3 milhões. Mais de 100 policiais participaram da Operação Bandejão, que cumpriu 22 mandados de busca e apreensão, e três de condução coercitiva nas cidades de São Borja, Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Uruguaiana, jaguarão e São Gabriel e também no município de Araraquara, em São Paulo. No campus de São Gabriel foram cumpridos quatro mandados de busca.
A investigação começou no primeiro semestre deste ano a partir de informações obtidas pela Procuradoria Federal que apontou que as empresas teriam burlado controles oficiais, duplicando o lançamento das refeições oferecidas aos alunos das unidades da Unipampa, o que teria gerado pagamento indevido. As empresas, conforme a Polícia Federal, teriam utilizado a senha e a matrícula dos alunos para fazer lançamentos falsos no sistema de refeições.
Em outros casos, alunos aparecem no sistema de controle consumindo refeições em dois restaurantes diferentes, com minutos de diferença. Por conta dos indícios apurados, a PF acredita que o esquema contava com o envolvimento de servidores públicos federais nas fraudes. Os suspeitos são investigados pelos crimes de corrupção ativa e passiva, peculato e formação de quadrilha.