GABRIELENSES E MARGARIDENSES VÃO ÀS URNAS NESTE DOMINGO.

candidatos-sg

Mais de 47 mil eleitores estão aptos para votar para prefeito e vereador no pleito deste ano em São Gabriel. Os números foram divulgados pelo Cartório Eleitoral da 49ª Zona Eleitoral, que ainda tem o município de Santa Margarida do Sul, com 2.471 eleitores, sob sua jurisdição.
A Justiça Eleitoral convocou 688 mesários para atuaram nas seções eleitorais em São Gabriel e mais 52 para auxiliarem na realização do pleito em Santa Margarida do Sul.
Os locais de votação serão abertos para o eleitor a partir das 8 horas. O processo eleitoral transcorrerá normalmente até às 17. Havendo fila, às 17h, será fornecida senha que permitirá votar.
O eleitor deverá apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira funcional reconhecida por lei, carteira de trabalho, carteira de motorista, passaporte ou certificado de reservista), sendo facultativa a apresentação do título eleitoral.
Em São Gabriel, três candidatos disputam o comando do Palácio Plácido de Castro. O atual prefeito, Roque Montagner, do PT, concorre à reeleição numa coligação que tem a comunista Maria Luiza Bragança Ferreira, do PC do B, como candidata a vice.
A coligação encabeçada pelo PDT, com Rossano Dotto Gonçalves para prefeito, e a presidente do Poder Legislativo Municipal, vereadora Karen Lannes, do Solidariedade, como candidata a vice, busca retornar ao Poder depois da derrota em 2012 para o próprio Montagner.
Na época, o candidato do PT ganhou força na reta final do pleito com o apoio de Balbo Teixeira, do PSB, que acabou desistindo de concorrer impedido por questões legais.
Este ano, chegou a ser cogitada uma nova desistência e a junção de forças novamente protagonizadas pelos partidos onde figuram como personagens principais Roque Montagner e Inocêncio Gonçalves, com Balbo Teixeira. O que se tratou nos bastidores, no entanto, não chegou a se concretizar de fato.
A candidatura do produtor rural, Inocêncio Gonçalves, do PP, para prefeito –com o ex-prefeito Balbo Teixeira, do PSB, para vice – reedita a dobradinha de 2008, com os papéis invertidos. Na época, a dupla não obteve êxito.
Em Santa Margarida do Sul, os candidatos ao cargo de prefeito são: Cláudia Mara Goulart Brasil (PMDB), Luiz Felipe Brenner Machado (PDT) e Zelso Prates de Andrade.

candidatos-sms

VEREADORES – O número de candidatos na disputa das 15 cadeiras legislativas em São Gabriel não é pequeno. São 123 nomes, sendo cinco deles, com as candidaturas garantidas através de recursos. E esse número chegou a ser maior ainda. Logo após as convenções, eram 129, mas cinco acabaram ficando pelo caminho indeferidos pela Justiça Eleitoral e um deles optou por desistir da campanha.
Santa Margarida do Sul tem 31 candidatos na disputa de 9 vagas no Legislativo Municipal. Todos os nomes foram deferidos pela Justiça Eleitoral.
O processo eleitoral encerra oficialmente às 17h e a Justiça Eleitoral acredita que será possível anunciar os nomes dos prefeitos e vereadores por volta de 20 horas de domingo.