SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA CURSO QUE FOMENTA O EMPREENDEDORISMO EM PARCERIA COM O SEBRAE.

CURSO EDUCAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação (SEME), em parceria com o SEBRAE, iniciou na manhã desta segunda-feira (29/08) o curso “Educação Empreendedora”. O lançamento aconteceu no período da manhã com a presença de representantes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Instituto Farroupilha e Prefeitura de São Gabriel. A fundamentação teórica aconteceu no auditório da Escola Municipal Carlota Vieira da Cunha. Já as oficinas serão desenvolvidas em uma sala de aula na Escola Ginásio São Gabriel até o dia 6 de setembro. No total, serão 8 dias de capacitação envolvendo 37 professores de diversas instituições da cidade. O curso será ministrado pela consultora Gisele Brum, do Sebrae de Uruguaiana.
Na prática, a capacitação dos professores tem duração de 45 horas e pode ser dividida para o 1º e 2º segmento do ensino fundamental, ou seja, 1º ao 5º anos e/ou 6º ao 9º anos. A capacitação é realizada na escola por instrutor credenciado pelo Sebrae e tem como base a prática vivencial.
Para ensinar comportamentos empreendedores e passar pelas etapas do plano de negócio é preciso vivenciá-las. Dessa forma o professor é levado a experimentar a principal atividade de cada ano, estudar os encontros do livro de forma prazerosa e viver uma atividade lúdica que vai ser aplicada com o aluno ao longo do curso. Para haver uma capacitação na escola, é preciso que o número máximo de participantes seja de 35 pessoas e mínimo de 15.
Conforme a coordenadora das Série Finais da Secretaria Municipal de Educação, professora Cátia Alves, os professores capacitados se transformarão em multiplicadores, cabendo a eles a missão de repassar todo o conhecimento adquirido aos seus alunos. Disseminar a cultura empreendedora no ambiente escolar proporciona o debate, o estudo e a prática do empreendedorismo em sala de aula, desperta o espírito empreendedor nas crianças, fomentando mudanças no presente e no futuro.