MENINAS QUE PARTICIPARÃO DO BAILE DE DEBUTANTES SERÃO APRESENTADAS EM COFFEE BREAK.

A Secretaria de Desenvolvimento Social realiza na tarde desta quinta-feira (25/08), no Salão de Atos da Prefeitura de São Gabriel, um coffee break de apresentação das jovens que participarão da quarta edição do Baile Municipal de Debutantes. O evento acontecerá no próximo sábado (27/08), a partir das 20 horas, no Clube de Subtenentes e Sargentos do 9º RCB.
A secretária de Desenvolvimento Social, Lilia Martins, confirmou a participação de 16 jovens. Os nomes foram divulgados na tarde de quarta-feira (24/08). Confira: Lívia Borges Ferreira, Samanta Cardoso, Vitória Denize Lacerda dos Santos, Raíssa Castro Rodrigues, Lurian da Costa Antunes, Nicole Cavalcante Ramos, Amanda Jobim dos Santos, Tamires Moreira Nunes, Lara Dias Bierhals, Gabriela Caroline Aguirre Mendes,
Andressa Mota Vargas, Tiane da Silva Trindade, Nataly de Siqueira Bonilha, Vitória Lopes da Silva, Rafaela Marques Lopes e Brenda de Abreu Rodrigues.
Considerado um ritual de passagem da infância para a vida adulta de uma adolescente, o baile de debutantes, até pouco tempo, era algo inimaginável na vida de muitas meninas de São Gabriel. O sonho começou a virar realidade a partir de 2013, quando a Prefeitura da cidade decidiu criar a festa municipal, possibilitando que adolescentes pudessem, no ano que completam 15 anos, participar de um momento especial. As 16 meninas inscritas em 2016 estão inseridas em um quadro social de baixa renda.
Os bailes de debutantes surgiram na Europa antiga, mais precisamente nos territórios que hoje conhecemos como França, Alemanha, Inglaterra e Áustria. As famílias nobres destas regiões realizavam um grande baile para a sociedade da época. E, além das razões já mencionadas acima, os bailes também tinham a função de atrair possíveis pretendentes para a jovem debutante.
O ponto alto da festa era quando a debutante trocava o vestido simples e quase infantil da recepção dos convidados, por um vestido mais adulto e deslumbrante para dançar a aguardada valsa com seu pai.
O evento, em São Gabriel, é realizado em parceria com entidades. As adolescentes são apadrinhadas por secretários municipais ou empresários da cidade, que possibilitam o pagamento de vestidos e realização da festa.

Anúncios