MERENDA ESCOLAR DE SÃO GABRIEL É DESTAQUE EM ENCONTRO ESTADUAL EM PORTO ALEGRE.

O trabalho desenvolvido por equipes do Setor de Alimentação Escolar (SAE) da Prefeitura de São Gabriel vai ser destaque do 1º Encontro Gaúcho de Alimentação Escolar (1º ENGAE), nos dias 25 e 26 de julho, no salão de atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. O evento é organizado pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE). De acordo com os organizadores, o relato de experiência da terceirização da merenda foi selecionado para compor a programação no dia 26.
Em destaque na apresentação os resultados obtidos em São Gabriel, com cardápios elaborados mensalmente conforme exigências da legislação do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); parceria no desenvolvimento de projetos de educação alimentar; aplicação de testes de aceitabilidade; cumprimento de cardápio; eliminação dos desperdícios e desvios; capacitação periódica das cozinheiras; transporte adequado dos alimentos; aquisição e manutenção rápida de equipamentos e utensílios; controle de qualidade dos alimentos distribuídos; garantia de alimentos de qualidade; fornecimento de alimentos especiais; uso de aventais; aliminação do reaproveitamento e desperdícios; aumento do número de nutricionistas; cálculo dos cardápios e garantia da segurança alimentar.
Em 2016, o processo de terceirização da merenda escolar está completando 10 anos. O sucesso é constatado atualmente com a ações de governo que focam medidas visando o bem estar e qualidade do atendimento ao estudante.
As experiências de sucesso serão apresentadas durante o Encontro Estadual pela nutricionista Nara Gonçalves, responsável pela Setor de Alimentação Escolar, e pelo coordenador da Alimentação Escolar, Selmar Carbajal.

Anúncios

  • Veja A Notícia OnLine no FACEBOOK