DECRETO Nº 164 DO EXECUTIVO CRIA O CONSELHO DO POVO DE TERREIRO .

povo de terreiro
O prefeito Roque Montagner empossou na noite de terça-feira (14/06) o Conselho Municipal do Povo de Terreiro do Município de São Gabriel. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e foi organizado por uma comissão formada por representantes do governo municipal e entidades religiosas.
A solenidade foi aberta com o canto do Hino Nacional e logo após foi feita a leitura do Decreto Executivo que dispõe sobre a criação e a composição do Conselho Municipal nomeando 30 conselheiros titulares e 30 suplentes.
O Conselho tem como atribuições ser consultivo, propositivo e fiscalizatório em conformidade com o estatuto e regimento interno e um mandato com vigência de dois anos e o objetivo de desenvolver ações, estudos, propor medidas e políticas públicas voltadas para o conjunto da comunidade do povo de terreiro de São Gabriel, caracterizando-se como um instrumento de reparação civilizatória na busca da equidade econômica, política e cultural e da eliminação das discriminações.
O presidente do Conselho Municipal, Airton de Xangô, disse que a entidade não vai discutir apenas religião. “Queremos melhorar a sociedade. Podemos levar sugestões para o poder público. Somos pessoas e temos direito a opinar”, comentou.
O maior desafio, no entanto, continua sendo a discriminação. “Vamos lutar por nossos direitos previstos na constituição: do culto, sacralização e cultuar os orixás”.
O prefeito Roque Montagner destacou a organização do Conselho como fator de união de todas as representações de religiões afro-brasileiras. Ele lembrou que questões prioritárias – como a discriminação religiosa, principalmente – só serão alcançados através da união de força de todo o povo de terreiro.
Após empossados os conselheiros, a solenidade foi encerrada com o canto do hino da umbanda. Durante o evento foi anunciada a realização da 2ª Conferência Municipal do Povo de Terreiro – “Unidos somos fortes”, que acontecerá no dia 10 de julho, a partir as 13 horas, no auditório da Escola Estadual XV de Novembro.

Anúncios

  • Veja A Notícia OnLine no FACEBOOK