PRESÍDIO DE SÃO GABRIEL RECEBE CONTROLE BIOMÉTRICO DE PRESOS E VISITANTES.

presidio
 
O controle biométrico de detentos e visitantes foi instalado em mais 11 presídios gaúchos entre abril e maio, sendo seis no Centro do Estado. Com isso, apenados passaram a ter as digitais registradas no sistema em Agudo, Cachoeira do Sul, Rosário do Sul, São Francisco de Assis, São Gabriel e São Sepé
O sistema Infopen RS está presente em 75 presídios do Estado, compreendendo 90% da população carcerária, sendo 31.754 dos 34 mil presos. Esse controle une o banco de dados da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) ao do Instituto Geral de Perícias.
O começo da implantação ocorreu em setembro de 2012. O delegado da Susepe, Anderson Prochnow, afirma que é um projeto inovador e que apenas os presídios estaduais de São Vicente do Sul e de Cacequi ainda não receberam o sistema na Região Central.
“Não temos informações sobre projetos em outro estado do Brasil que liguem por meio de dados os espaços prisionais às informações de registros como temos aqui entre Susepe e IGP. Já temos casos de visitantes que mentiram a identidade e foram flagrados como criminosos ao entrarem registrarem as digitais nos presídios e já foram detidos na hora”, conta Prochnow.
Nesta semana, deverão receber o sistema o Instituto Penal de Canoas, o Instituto Penal de São Leopoldo e o Presídio Estadual de Taquara. Com esses novos pontos, faltarão 22 casas prisionais para o sistema estar presente em todas as unidades carcerárias do Estado.
Anúncios

  • OUÇA A RÁDIO CULTURA