SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FIRMA PARCERIA PARA IMPLANTAR CAPELANIA ESCOLAR NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO MUNICÍPIO.

A Secretaria Municipal de Educação (SEME) de São Gabriel oficializou na última quarta-feira (02/06), em reunião com as direções das escolas municipais, a implantação de uma nova modalidade de apoio à comunidade escolar. Trata-se do projeto sócio-educativo “Crescer”, uma ação de capelania cristã que será aplicada nas instituições de ensino com foco direcionado para alunos, professores e pais. O projeto foi anunciado pelos capelães Diogo Boere Bottlender e Reuel de Oliveira.
“É uma oportunidade que teremos para dialogar sobre questões de conflitos interpessoais, situações de estresse e de violências urbanas, familiares, que influenciam no ambiente da escola, atingindo alunos, mestres, profissionais da educação, pais de alunos e comunidade em geral”, explicou o capelão Diego.
Segundo ele, através do método de aconselhamento particular ou em grupo, oferecido em sala ambiente reservada, no espaço da escola, o conselheiro disponibilizará tempo para ouvir questões, mediar conflitos e apresentar sugestões práticas para equacionar situações que fujam ao controle e a jurisdição de professores e educadores da Escola.
Na visão dos capelães, o projeto vem suprir uma lacuna e oferecer vias de soluções as dificuldades de relacionamentos interpessoal, e pessoal, de alunos, mestres e pais. A duração do projeto é por tempo ilimitado e ajustes necessários serão
feitos à medida de sua necessidade. Todo o trabalho será desenvolvido de forma voluntária e sem ônus para os cofres públicos.
O projeto começa a ser aplicado nas escolas a partir da próxima semana conforme agendamento feito pela Secretaria Municipal de Educação. A ideia é apresentar inicialmente a proposição aos professores.

SAIBA MAIS
O trabalho de Capelania Escolar, proposto por este projeto consiste numa modalidade humanitária de apoio familiar aos estudantes de ensino fundamental e médio da rede pública. O projeto não trabalha com categorias científicas (psicologia, psicoterapia, etc), mas seu principal enfoque é a solidariedade humana (aproximação dos aflitos), apoio mútuo (ajuda material aos mais necessitados), promoção da verdadeira humanidade (orientação para a vida) e o incentivo a uma espiritualidade saudável cristã.
A Capelania é um instrumento voluntário de aconselhamento e suporte, alicerçado nos princípios bíblicos da fé cristã, colaborando na formação intelectual, espiritual e social, de todos os membros da Comunidade Escolar. A sua missão é promover a formação integral do ser humano, oferecendo oportunidades de conhecimento, reflexão, desenvolvimento e aplicação dos valores ético-cristãos, debaixo da ação de Deus, no exercício da cidadania.
Apesar se envolver duas igrejas (Presbiteriana do Brasil e Batista Nacional), os capelães garantem que não veiculação religiosa direta.

Anúncios

  • Veja A Notícia OnLine no FACEBOOK