CHEGA A 100 O NÚMERO DE MORTOS POR GRIPE H1N1 NO RIO GRANDE DO SUL.

gripe a

O número de mortos por gripe A no Rio Grande do Sul chegou a 100, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta sexta-feira (03/06). O levantamento traz um aumento de 28 casos em relação ao último balanço. No entanto, o secretário João Gabbardo dos Reis afirma que nesse período houve apenas a confirmação dos fatos, pois essas mortes já vêm ocorrendo no último mês.
Do total de 100 óbitos, a maioria envolve pessoas com mais de 50 anos. Além disso, 79% faziam parte do chamado grupo de risco (como idosos e portadores de doenças crônicas). Também houve caso de sete pessoas que foram vacinadas, sendo duas em 2016, mas acabaram falecendo.
A cidade mais afetada é Porto Alegre, com 19 óbitos. Depois da Capital vêm os municípios de São Gabriel e Montenegro, com cinco casos cada.
Apesar do aumento de mortes, Gabbardo diz que a tendência a partir das próximas semanas é ocorrer uma diminuição de óbitos devido à vacinação. “Esta é a maior campanha da história do Rio Grande do Sul, e já vacinamos mais de 90% da população considerada vulnerável”, avaliou.
A Secretaria da Saúde mantém o alerta em relação a cuidados como lavar as mãos e evitar ambientes fechados e com grande aglomeração de pessoas.

Anúncios

  • Veja A Notícia OnLine no FACEBOOK