SAÚDE REALIZA ATIVIDADES NA PRAÇA NO DIA DE COMBATE AO CÂNCER BUCAL.

Maio-Vermelho

Com a finalidade de prevenir o câncer de boca, acontece amanhã, em São Gabriel , a Campanha MAIO VERMELHO, através da Coordenação de Odontologia comandada pelo cirurgião dentista Thiago Dornelles. Trata-se do Dia D de combate ao Câncer Bucal, com sua programação na Praça Fernando Abbott, das 9h às 12h e das 14h às 17h, onde estarão sendo ofertados os seguintes serviços na Unidade Móvel: Avaliação e Exames de lesões, Orientações, Informações sobre o câncer bucal e encaminhamentos.
O projeto Maio Vermelho tem por objetivo criar oportunidade de formação para os profissionais de saúde bucal, consolidando o conhecimento de alterações bucais, lesões malignas ou lesões com potencial de malignização. A identificação dos fatores de risco para o câncer oral e as consequências da doença também são abordados. Além de orientar a execução das atividades propostas para promoção de saúde a atividade proporciona divulgação através de diferentes meios de comunicação na informação de alcance para a população do Rio Grande do Sul.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, que organiza o evento, o 31 de maio é o Dia Estadual de luta contra o câncer bucal. O câncer de boca é considerado um problema de saúde pública em todo o mundo.
Os principais fatores de risco para o câncer da cavidade oral são o tabagismo, etilismo (consumo de álcool), infecções por HPV e exposição à radiação UVA solar. Os locais mais acometidos pelo câncer bucal são o lábio inferior, assoalho de boca e bordos da língua. Geralmente as lesões ocorrem em indivíduos acima de 40 anos de idade.
A melhor forma de diminuir a incidência dessa doença é controlar os fatores de risco. Para reduzir a mortalidade, é necessário que haja diagnóstico precoce feito por meio de exame clínico dos tecidos da boca, identificando assim, as lesões em estágios iniciais possibilitando um tratamento menos agressivo.

Anúncios

  • OUÇA A RÁDIO CULTURA