TRABALHOS DESENVOLVIDOS NA ÁREA DE SAÚDE DE SÃO GABRIEL SERÃO DESTAQUE EM CONGRESSO NACIONAL EM FORTALEZA.

Concgresso 2
O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-RS) confirmou a inclusão do Projeto Clínica de Dor entre os selecionados para participar da Mostra “Brasil Aqui tem SUS 2016”. O evento será realizado entre os dias 1º e 4 de julho, em Fortaleza, como parte integrante do Congresso Nacional de Secretarias da Saúde. Conforme o COSEMS-RS, foram cadastrados 38 trabalhos, sendo selecionados 21 projetos de 11 dos 17 municípios inscritos.
A Secretaria da Saúde de São Gabriel vai apresentar na Mostra dois projetos selecionados. São eles: Microfisioterapia e Constelações Familiares na Atenção Básica e Práticas Integrativas Complementares na Atenção Básica.
Conforme o secretário municipal da Saúde, Daniel Ferrony, os projetos são desenvolvidos na Clínica de Dor, localizada nas dependências da Policlínica Brandão Júnior. “O público alvo é formado por usuários com dor crônica encaminhados das Unidades Básicas de Saúde. O usuário ao chegar à Clínica é avaliado por um médico acupunturista que constrói uma linha de cuidados. Os atendimentos de Acupuntura são realizados por um médico e uma acupunturista. Auriculoterapia é realizada por uma fisioterapeuta especializada na área”, explica.
Outro projeto é o de Microfisioterapia e as Constelações Familiares, que também realizado na Clinica de Dor por um fisioterapeuta. O paciente tem ainda acesso a aulas de yoga e danças circulares que são ministradas na Academia da Saúde e complementam essa linha de cuidados. “Ambas são realizadas por uma educadora física contratada e com formação na área”, argumenta o secretário.
A Clínica de Dor foi inaugurada no dia 30 de agosto de 2013 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h 30min às 17h 30min. Academia da Saúde está localizada na Praça Camilo Mércio em frente à Unidade Básica de Saúde ESF (Posto de Atendimento Médico), onde são realizadas as práticas de yoga e danças circulares. Ela foi inaugurada em dezembro de 2015 e desde então tem atividades de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h 30min às 17h 30min.
Os responsáveis pela apresentação dos trabalhos no Congresso serão o secretário municipal da saúde Daniel Ferrony; a Coordenadora de Projetos, Gisele Cunha; os Fisioterapeutas Paula Marise dos Reis e Fábio Baldaço; e a Educadora Física, Ariane Dinis.

Anúncios