PREFEITO PARTICIPA DA XIX MARCHA A BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS.

WhatsApp-Image-20160510
O Prefeito Roque Montagner participa da XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que está sendo realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. A mobilização começou na terça-feira (10/05) e termina hoje (12/05). Os credenciamentos foram realizados na segunda-feira.
O tema deste ano é “desafios de final de mandato”. O evento reúne prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, ministros e presidentes da República.
O Prefeito diz que esse é um momento único. Ele explica que a mobilização está permitindo que possam ser compartilhados os anseios diários com outros chefes de Executivo que estão em Brasília com as mesmas dificuldades.
Mais de 4 mil lideranças participam da XIX Marcha. A abertura foi feita pelo Presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e ainda teve inúmeras manifestações de representantes dos prefeitos de todos os Estados, Ministério Público e Governo Federal.
“Entre as manifestações, deu para notar que é consenso de todos a perda em média de 10%, mais a correção da inflação no repasse dos recursos estaduais e federais aos municípios. A crise diminui a arrecadação e amplia a responsabilidade aos municípios, além da burocracia de recursos aprovados e não liberados para obras de construção de escolas, creches e quadras esportivas há três e quatro anos (sem correção de valores). Hoje, dificilmente exequível. Os valores subiram, o ferro, o cimento, a energia e a mão de obra, a exemplo do repasse sem correção há muitos anos da merenda escolar, do valor de R$ 0,30 quando o custo para os municípios é de R$ 2,50”, argumentou o prefeito de São Gabriel.
O Presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski, disse que “não é necessária muita pesquisa para comprovar esse comportamento desigual para com o Município. E, como ocorrido até aqui, não aceitamos o imobilismo. O Movimento municipalista tem de mostrar, nesta XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a importância da união e transmitir ao Executivo, ao Legislativo e ao Judiciário a nossa necessária e incessante busca pela autonomia e pelo reconhecimento como um dos três Entes da Federação”.
A Marcha trará oportunidades de aproximação com o governo federal e com representantes do Congresso. É vista com uma oportunidade de buscar o destravamento de pautas municipalistas importantes e que se mantêm sem decisão no Congresso Nacional. Como exemplo as questões que envolvem o Pacto Federativo; a questão do Imposto Sobre Serviços (ISS) que aguarda aprovação pelo Senado e que permitirá, se aprovada, justa distribuição aos Municípios dos recursos gerados com a cobrança do imposto; prorrogação do prazo da Lei dos Lixões, entre outras.

Marcha em Defesa dos Municípios

A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é uma mobilização democrática, realizada anualmente desde 1998, e tornou-se o maior evento político do Brasil, contanto com a presença de prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, ministros e presidentes da República.
Durante o evento são discutidas questões que influenciam o dia-a-dia dos Municípios e são apresentadas as reivindicações do movimento municipalista.

Anúncios

1 Comentário

  1. bah passeando de novo com o dinheiro publico….vai cuidar do montao de problemas da nossa cidade e para de caminhar a toa!


Sorry, the comment form is closed at this time.

Comments RSS

  • Veja A Notícia OnLine no FACEBOOK