AUTORIDADES ESTÃO MOBILIZADAS PARA AMENIZAR PREJUÍZOS DA CHUVA NA ZONA SUL, DIZ PEDRO PEREIRA.

DIVULGAÇÃO DEFESA CIVIL (1)
A chuva dos últimos dias causou prejuízo superior a R$ 400 milhões nas lavouras da região Sul do Estado, segundo levantamento da EMATER. A situação é de alerta e mobiliza autoridades estaduais e regionais. Na tarde desta quinta-feira (21), em pleno feriado de Tiradentes, uma reunião de emergência foi realizada na sede da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), em Pelotas. O deputado Pedro Pereira (PSDB), lamenta que além das perdas nas plantações de soja, arroz e milho e na produção de leite, o mau tempo tenha agravado os condições das estradas.
No encontro foram definidas ações para amenizar as dificuldades dos produtores, como encaminhar pedidos de prorrogação de financiamentos e de facilitação de novos pedidos de empréstimos. A intenção também é agilizar os decretos e homologação de situação de emergência dos municípios afetados e obter mais recursos federais e estaduais. “É muito triste ver as lavouras destruídas, as estradas estão esburacadas prejudicando o transporte dos poucos grãos que restaram e ainda afeta o transporte escolar”, alertou Pereira.
Dos 23 municípios que fazem parte da Azonasul, 18 tiveram prejuízos, sendo que 12 podem decretar situação de emergência. Participaram também da reunião os secretários da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo; do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto; e do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, além de prefeitos, vice-prefeitos e representantes da EMATER, Farsul, FETAG, IRGA, Banco do Brasil e Defesa Civil.

Anúncios