MARCIO VAQUEIRO > EDITOR

MARCIO VAQUEIRO - EDITOR

PARA CALAR A IMPRENSA

Recebi da secretária de Assistência Social, na manhã de segunda-feira, uma nota em resposta a notícia que publicamos na edição 82 do jornal A NOTÍCIA. A secretária chama a notícia de “mentirosa”, questionando, entre outras coisas, o que diz o chefe do setor de investigações da Delegacia de Polícia, Marco Moreira. É bom que fique claro. O jornal não publica mentiras e muito menos fabrica notícias.

Moreira questionou o número (considerado exagerado) de fugas registradas pelo Abrigo Municipal na Delegacia de Polícia. Ora, ele acredita que algo não está funcionando bem e, por causa disso, reclamou. Pois o não funcionamento ideal do Abrigo resulta em sobrecarga no setor de investigações, que sem veículos e pessoal suficiente, tem que deixar de lado investigações para “descobrir” o paradeiro das meninas. A secretária está correta ao afirmar que é obrigação da polícia essa tarefa. Marco Moreira, no entanto, questiona é o que acontece antes de chegar à DP. Segundo ele, o setor tem nove profissionais para atender toda a comunidade (cerca de 60 mil habitantes), enquanto o Abrigo tem quatro para atender 30 meninas. E elas continuam fugindo. Algo tem que ser feito. Para a secretária, ao invés de ver a notícia como um alerta, é melhor criticar a imprensa.

No final da nota, ela condena a publicação e age em forma de ameaça, alegado que informações como a que o A NOTÍCIA publicou, não deveriam ser divulgadas pela imprensa. Parece-me que a secretária não quer que a comunidade saiba o que acontece de verdade na cidade. Cabe salientar, que o jornal A NOTÍCIA tentou, ainda na semana passada, obter informações sobre o funcionamento do Abrigo e publicar a versão da administração da instituição. Os responsáveis pelo Abrigo não quiseram falar com a reportagem, alegando que não conheciam este colunista. Eu realmente não tinha credenciais no momento. Mas tudo bem… Eles não podem dizer que não tiveram oportunidade de falar!

INFORMAÇÕES SIGILOSAS

Ora, isso é trabalho de jornalismo. As informações que, segundo a secretária, seriam sigilosas, foram obtidas ainda nos corredores da Delegacia de Polícia, em local de acesso público. As fotos publicadas pelo jornal mostram isso. E mostram somente isso! Em nenhum momento identificam os menores, como a senhora sugere.

Informações na sua origem – vítimas e acusado – é jornalismo investigativo. Jornalismo sério e correto, como a senhora cobra em nota encaminhada para este colunista. Curiosamente, quando o tema “atinge” uma instituição que é subordinada a sua Secretaria, a senhora condena a publicação. Seria melhor, ao contrário de atacar o jornalismo e tentar inibir a ação da imprensa, olhar com mais atenção para o Abrigo Municipal.

QUAIS SÃO AS INFORMAÇÕES INVERÍDICAS?

Li… Li mais vez, outra e outra… E sinceramente, não consegui identificar na nota divulgada pela Secretaria de Assistência Social as informações inverídicas apontadas pela secretária. Informações que foram apontadas como mentirosas. Afinal, o que não era verdade? As meninas fugiram (o jornal afirmou isso) e a secretária, apesar de citar supostas fugas, confirma isso no final da nota. Existe uma investigação sobre suspeita de pedofilia. O jornal afirmou isso e realmente isso está acontecendo.

Afinal de contas: a Assistência Social está reclamando do que? Tudo leva crer que o objetivo principal é calar a imprensa.

MARIA DA PENHA

De janeiro a julho deste ano, a Polícia Civil registrou 248 casos de violência contra a mulher (Maria da Penha). Uma média superior a 30 registros por mês. Mais de um caso por dia. E olha que o mês de julho teve poucos registros. Foram apenas oito. Tudo indica que o inverno acalma os ânimos.

CLUBE DE TIRO

Renato Montanha assumiu a presidência do Clube de Tiro de São Gabriel. Ele vai ficar no comando do clube por um período de dois anos. Assume a entidade no momento que ela comemora 15 anos de fundação. E vai ter que dar uma resposta imediata aos seus associados. Desde 2008, o clube não tem uma competição oficial. O local de provas no Bairro Medianeira, perto da Fepagro, está tomado pelo mato. Montanha acredita que será possível realizar a primeira grande competição do ano já em dezembro. Enquanto não tem condições de promover eventos, o clube organiza a parte burocrática. O clube é responsável por regularizar a documentação de pessoas que tenham armas. Isso é feito em parceria com a 3ª Região Militar. Hoje, o clube tem 12 atiradores registrados e 15 sócios não registrados. Não é qualquer um que pode ser atirador. Para conseguir, tem que passar por vários testes.

VEGETAÇÃO, LIXO E PORTÃO CAIDO: SITUAÇÃO DO PRÉDIO!

COMENTÁRIO DE UM LEITOR

“Olhando o pátio do Sobrado da Praça Fernando Abbott, ocupado por órgãos da Prefeitura Municipal, tem-se a impressão que não são apenas alguns cidadãos que são relaxados”. E tem como dizer que o leitor não tem razão? Portões e grandes caindo. O pátio está coberto pela vegetação, sem falar no lixo espalhado. O BNDES confirmou investimento no Casarão. Enquanto uns defende a preservação, outros fazem de tudo para “acabar” com a história.

RESUMO

>>> Pessoas que precisam de medicamentos de uso contínuo estão enfrentando problemas. Mesmo com ordem judicial, a Secretaria da Saúde tem atrasado o repasse do remédios. Todos os meses, as pessoas se deparam com uma placa anunciando o atrasado.

 >>> Tudo não passou de “propaganda enganosa”. Família que foi retirada de casa, no Bairro Independência, com a promessa de que iriam receber uma volante, está até hoje morando na casa de parentes.

 >>> De janeiro a julho deste ano, a Polícia Civil registrou 248 casos de violência contra a mulher (Maria da Penha). Uma média superior a 30 registros por mês. Mais de um caso por dia. E olha que o mês de julho teve poucos registros. Foram apenas oito. Tudo indica que o inverno acalma os ânimos.

 >>> ùnico jornal presente no local, no dia do adidente que vitimou jovem de Sapucaia do Sul, o A Notícia acaba publicando, hoje, fotos do acidente depois de seus concorrentes. Polícia Civil ou Corpo de Bombeiros, um deles acabou “derrubando” o nosso trabalho.

Então para que correr???

About these ads

2 Comentários

  1. gostaria de me comunicar com voce gastaria de saber se foi publicado alguma coisa sobre uma ocorrencia do dia 06/10/2011 sobre uma menor que e minha filha e eu nao soube de nada quando sou be ja faz quaze dois messes e ate queze nada nem da delegacia nao saiu pode me ajudar se poder entre em contato comigo 96107241 obrigado se for atendida
    michele

  2. meus parabens pelo seu jornal pricipalmente pela noticia dos politicos ,veja so a camara de vereadores eo 10° em gastos em diarias no estadoe quantas cidades mais ricas do rs gastam menos,vai no plantao da santa casa e mal atendido,pela demora por causa de poucos medicos,dinheiro q podria ser para mais medicos e ninguem faz nada,devem cançelar estas diarias darr remedios para os que precissam,continua assim vç esta certo


Os comentários estão fechados.

Comments RSS

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.616 outros seguidores